segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Molde - Saia Godê Simples

Olá pessoal, boa noite!!!

Eu sempre tive curiosidade de saber e aprender a traçar o molde da saia godê simples, até que um dia eu descobri o site Cortando e Costurando (clique aqui para conhecer). Quem tiver um tempinho, eu SUPERINDICO!!! Lá tem de tudo!!! Por isso, sempre que eu puder estarei mostrando pra vocês um pouquinho dos moldes que aprendi por lá.

Obs.: Todo o conteúdo deste post é de autoria do site mencionado acima.

Vamos ao que interessa?

Saia Godê Simples



Frente e Costas

Figura 1

Trace duas linhas perpendiculares entre si e marque os pontos ABCDE conforme segue:

A - B e A - C = 1/3 da Cintura MENOS 2 cm, Mais o comprimento desejado para a Saia:
Ex: Cintura igual 78 cm e o comprimento desejado para a Saia igual a 60 cm.
Dividindo 78 por 3 é igual a 26 cm menos 2 cm é igual a 24 cm mais 60 cm(comprimento da Saia) é igual a 84 cm, então A - B e A - C = 84 cm.
A - D e A - E = 1/3 da Cintura MENOS 2 cm, no nosso exemplo é igual a 24 cm.



Figura 2

Trace várias linhas aleatórias partindo do ponto A.
A - 1 , A - 2 e A - 3 = a medida de A - B.



Figura 3

Ligue os pontos B - 1 - 2 - 3 - C com uma curva suave conforme Figura 3.


Figura 4

A - X, A - Y e A - Z = a medida de A - D.
Ligar D - X - Y - Z - E com uma curva suave.



Figura 5

Recortar o Molde contornando os pontos:
D - X - Y - Z - E - C - 3 - 2 - 1 - B - D.
Este Molde representa a metade da cintura e servirá tanto para a Frente como para as Costas da Saia.




O Corte no Tecido


Figura 6

Saia com Costura nas Laterais
Cortar duas vezes conforme Figura abaixo:



Figura 7

Saia com Costura na Frente ou nas Costas conforme o Modelo.
Para que a Saia fique com apenas uma costura, copie o Molde e una conforme Figura abaixo.
Coloque no Tecido de forma que o Meio das Costas fique paralelo a Ourela.



Para o Cós recorte uma tira de tecido com o comprimento do tamanho da cintura e com a largura desejada.



Bainha

É aconselhável fazer uma bainha estreita devido a curva do modelo. Não faça a bainha imediatamente aguarde umas 12 horas com a saia pendurada em um cabide, depois acerte e costure a bainha.



Gostaram? Eu amei !!! Excelente tutorial!!!

=^.^=

Bjs e bons alinhavos!





3 comentários:

  1. Como eu queria saber costurar!... Esse modelo de saia é lindo e deixa qualquer look maravilhoso!
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Li =) rs...
      Bjusssssssss

      Excluir

A cada comentário, construímos uma história.