quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Cerzir tecido rasgado

Olá meninas, boa noite!

Antes de tudo, quero desejar um feliz 2015 pra vocês!!!

Hoje vou falar sobre cerzir tecido. Quem é que nunca precisou fazer isso um dia??? Pois é, principalmente quando rasga sem querer aquela peça de roupa favorita dando para aproveitar. Mas para que o cerzido não fique feio, ele precisa ser muito bem feito. Hoje em dia é muito comum calças jeans rasgadas e desfiadas, por questões de moda é claro, mas antigamente isso não existia.

Cerzir não é tão difícil assim, e com a máquina de costura é mais fácil ainda.
Querem entender como funciona? Vejam:


O cerzido deve começar pela parte resistente do tecido (em volta do rasgo) e passado o fio de um lado para o outro em carreiras paralelas tão próximas quanto possível e a linha na mesma cor do tecido.


Depois é só refazer esse mesmo processo em sentido oposto, entrelaçando as linhas.
O exemplo da imagem seria um cerzir na mão, sem nenhum tecido de apoio embaixo do rasgo.

Fazendo pela máquina de costura é mais fácil, porém é necessário recortamos um pedaço de tecido igual ou parecido e apoiarmos debaixo de um modo que o rasgo fique completamente coberto. Depois com a máquina de costura é só fazer o Zig Zag para que o cerzido aconteça.


Obs.: imagem tirada do Google.


Gostaram?

=^.^=  Bjsss e bons alinhavos!!!





9 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Fátima, seja bem vinda!!! Espero ter ajudado =)

      Bjusssssss

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. é UMA FORMA DE CERZIR BASTANTE ORIGINAL ! AMEEEEEEI !

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!
    Adriana estou com uma Colcha dupla face (de cores marrom/violeta). O lado violeta deu um rasguinho pequeno. Estou sem saber se posso usar essa primeira técnica a mão .
    Obrigada,
    Magda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda, bom dia!
      Desculpe a demora... acredito que de certo sim, ao contrário, se optar pela máquina você pode tentar e colocar a linha de cima violeta e a de baixo marrom, o que acha? Mas se o rasgo for mesmo pequeno, a técnica a mão ficará melhor.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica. Fiz a mão mesmo e ficou legal.

      Excluir
  5. olá adriana! è muito bom querer fazer e partilhar o que se sabe com outras pessoas. Neste caso você está a ensinar muito bem o que é " passajar", o que não é a mesma coisa de cerzir. Servem os dois para tapar um buraco mas no "cerzir", que é muito mais complicado, a cerzideira tem de fazer exactamente o mesmo padrão do tecido que está a consertar. Quando bem feito vocè nem percebe onde esteve o buraco ou o rasgão. usa-se em calças, casacos e sobretudos principalmente, porque é uma técnica dificil e bastante cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você não se identificou pelo nome, se quiser ensinar "cerzir" como descreveu, por favor, compartilhe! Espero que você saiba.
      Agradeço o comentário!

      Excluir

A cada comentário, construímos uma história.