terça-feira, 8 de julho de 2014

Pontos de bainha

Bom dia!!!

Vocês sabem como unir beiras dobradas com pontos invisíveis?

Estes pontos quase invisíveis, feitos à mão, são empregados para unir beiras dobradas ou prender uma beira dobrada de um tecido a outro. Para esse fim, pode-se utilizar um pontos invisíveis.

Temos dois tipos, vejam:
 
Ponto invisível igual

Utilize para unir duas beiras dobradas, por exemplo, uma bainha descosturada que não pode ser pregada pelo avesso; a abertura da capa de uma almofada ou qualquer outro objeto com enchimento; um canto arrematado em meia-esquadria.

 
Como fazer: Faça deslizar a agulha por dentro da beira dobrada cerca de 6 mm e puxe-a para fora. Introduza-a na beira da outra dobra precisamente no lugar oposto a este. Prossiga, dando pontos numa beira e noutra alternadamente.



Ponto invisível desigual

Utilize para prender uma beira dobrada de um tecido a outro, por exemplo, para prender os forros às cortinas ou peças de vestuário; para remendos, ou como alternativa ao ponto específico para costurar bainhas.

 
Como fazer: Apanhe dois ou três fios do tecido principal e depois introduza e faça deslizar a agulha 6 mm por dentro da dobra. Puxe-a para fora pela beira da dobra. Prossiga, alternando os pontos.

Obs.: o ponto invisível desigual é usado para fazer barras de calça social.
 
Fácil né?

8 comentários:

  1. Ahh esse ponto salva a gente sempre né?! hahaha
    Uso bastante!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, adorei o blog!
    Gostei da dica desse ponto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, seja bem vinda! Que bom que gostou. Espero ter ajudado.
      Bjs

      Excluir
  3. Oii Adriana... tudo bem?!
    Vim conhecer o seu blog... :D
    Tem muiiitas dicas legais de costura!!
    Sempre que puder vou dar uma passadinha aqui...
    Beijos;*
    Blog Virtuosas com Estilo

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica desse ponto,ainda tenho um pouco de dificuldade,mais vou treinar mais!!beijos

    http://www.vanessaquirino.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal, eu aprendi a fazer nas aulas mas já tinha até esquecido! :~~

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir

A cada comentário, construímos uma história.