domingo, 15 de junho de 2014

Aplicações em tecidos - como pregar formas recortadas em tecidos

Olá pessoal, boa tarde!!!

Vamos falar de aplicações em tecidos? São detalhes que enfeitam qualquer peça. E para obter os melhores resultados, devemos escolher tecidos leves ou de peso médio, que são fáceis de trabalhar. Se você pretende lavá-los, certifique-se de que são todos do mesmo tipo.

Antes de transferir o desenho, corte um modelo em cartolina de cada peça da aplicação e trace o contorno sobre o tecido da aplicação, acrescentando uma margem de 3 mm se pregar à mão e de 5 mm se pregar à máquina. Coloque as peças de maneira a poder trabalhar no tecido que serve de fundo para as aplicações que ficam em primeiro plano. As aplicações que não ficarem isoladas devem ser ligeiramente superpostas.

Como aplicar as aplicações à mão

Dobre a margem de costura para o avesso, vinque bem com os dedos ao longo do traço que marcou e vá alinhavando. Não ultrapasse a margem de costura ao alinhavar.
Prenda a aplicação ao tecido de fundo com alfinetes e mantenha-a em posição com alguns alinhavos verticais. Pregue a aplicação com ponto de bainha ao longo das beiras. Retire os alinhavos. Como alternativa, pode também utilizar pontos bordados, como o ponto corrido ou ponto de cruz, mas não se esqueça de que são pontos decorativos feitos para serem vistos e farão parte do desenho.




Como pregar aplicações à máquina

Passe um ponto de fixação imediatamente por fora da linha de costura de aplicação. Dobre a margem de costura para o avesso e alinhave.
Coloque a aplicação sobre o tecido de fundo e prenda com alfinetes; passe alguns alinhavos verticais para impedir que a aplicação se desloque enquanto trabalha.
Para pregar pelo método de ponto reto, regule a máquina para ponto de comprimento médio e em seguida costure cuidadosamente ao longo da extremidade dobrada da aplicação. Puxe as pontas da linha para o avesso e dê um nó. Retire todos os alinhavos e alfinetes.
Para pregar a aplicação pelo método do ponto ziguezague, coloque-a sobre o tecido de fundo e costure com ponto reto diretamente sobre a linha de costura. Apare a margem de costura o mais perto possível desta. Escolha um ponto de ziguezague com uma largura e um comprimento adequados e costure sobre a beira e o ponto reto.
Puxe as pontas das linhas para o avesso e dê um nó. Retire os alinhavos.



 
Termocolagem

As aplicações podem também ser fixadas utilizando-se um tecido termocolante.
Coloque o tecido da aplicação sobre o tecido termocolante e prenda com alfinetes. Trace o desenho e recorte. Prenda a aplicação (e o tecido termocolante) ao tecido de fundo com dois alfinetes distanciados 0,5 cm um do outro. Passe a ponta do ferro quente por entre os alfinetes para fixar a aplicação pelo calor, depois retire os alfinetes, coloque um pano úmido sobre a aplicação e mantenha o ferro até a superfície secar.


 
As aplicações à mão e à máquina costumamos ver em trabalhos artesanais e de patchwork, já as termocolagens em silks.
 
 E vocês? Já trabalharam com isso alguma vez?

Beijinhos cute =)

7 comentários:

  1. Eu prefiro esse tecido termocolante já que minha máquina não é aquelas coisas e eu também não sou uma "brastemp" na costura! kkkkkkkkkkkk

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk a minha máquina também não é muito boa, apesar de quebrar um galhão viu rs, mas eu já trabalhei com termocolante, é bem legal mesmo.

      Beijinhosss

      Excluir
  2. Gostei disso!! Vou tentar!!
    Preciso finalizar uns projetos aqui. Ai tive que dar uma parada nas costuras u.u
    Mas logo retorno pras minhas maquinhas que devem estar com saudades de mim rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs... seus projetos são sempre "OS PROJETOS" fiquei curiosa =)

      Excluir
  3. olá Adriana:
    estava querendo fazer umas aplicações numa toalha de mesa para incrementar um pouco e achei suas dicas ..
    valeu !!
    agora mãos a obra..
    um grande abraço.
    :o)
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, bom dia!
      Que bom que ajudou... depois compartilha como ficou a toalha, vamos adorar.
      Bjssss e volte sempre.
      =)

      Excluir

A cada comentário, construímos uma história.